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Boomerangs - UCG EBOOKS, #29 | Eyal Weizman • Eyal Weizman
Boomerangs - UCG EBOOKS, #29 | Eyal Weizman • Eyal Weizman

Boomerangs - UCG EBOOKS, #29

Publié par KKYM + P.OR.K, le 01 décembre 2022

Résumé

A apresentação na Documenta de Kassel de 2022 da obra « Justiça Popular », do colectivo Taring Padi, viria a suscitar grande celeuma, que culminaria na sua remoção, na demissão da diretora da Documenta, em ataques e difamações diversas dirigidas a artistas palestinos, tudo, claro está, sob alegações de « antissemitismo ». Neste ensaio, o autor procura analisar as reações, os comentários, as acusações, as posições e censuras produzidas, evidenciando os pressupostos que lhe estão subjacentes. Produzida como crítica ao regime ditatorial de Suharto, à denúncia do colonialismo ocidental e aos seus apoios internacionais, « Justiça Popular » é um vasto painel que integra largas centenas de figuras, de representações estereotipadas de agentes políticos e animais, como convém a uma obra de « agitprop ». Entre estas pontuam alguns símbolos antissemitas - um judeu ortodoxo com a sigla « SS » no chapéu -, mas ainda "representantes" de serviços secretos australianos, britânicos e americanos, como cães, porcos, esqueletos e ratazanas em desfile militar junto a uma pilha de crânios, marines negros a masturbarem-se, entre muitas outras. Poderia ter constituído uma oportunidade para discutir os limites entre a crítica política legítima e a representação racista. Porém, a obra foi expeditamente classificada de antissemita e retirada poucos dias após a inauguração; foram atacados os seus autores, bem como os artistas palestinos, com base em difamações oriundas da extrema-direita, responsável por diversos crimes, inclusivamente terroristas. Isto numa Alemanha, onde baixos-relevos da Judensau, « porca judia », continuam a decorar catedrais. E. Weizman reporta o percurso desses motivos levados para o Oriente no quadro do colonialismo ocidental, os quais adquirem significados específicos no contexto Indonésio, até retornarem ao seu ponto de partida, ressemantizados, mas que agora encontram um contexto que se alterou, caracterizado por acentuada intolerância a representações antissemitas e à crítica do Estado de Israel - não interessando se justas ou não -, pouco empenhado na crítica anti-colonial e anti-racista, acomodado ao recrudescimento de uma extrema-direita, abertamente racista e, em particular, islamofóbica. Neste artigo, em que entrechocam concepções distintas de racismo e colonialismo, entre Ocidente e Oriente, constata-se « a incapacidade de pensar em conjunto as histórias do racismo, do colonialismo, do antissemitismo e do genocídio, e de estabelecer alianças nas lutas contra os mesmos ».

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